sexta-feira, 22 de agosto de 2008

10º Aniversário do Festival de Verbier - 2003

O Festival de Verbier é um conhecido festival de música clássica que foi criado em 1994. Grandes estrelas da música erudita se apresentam todo ano em Verbier perante um público de mais de 40.000 pessoas. Maiores detalhes: http://www.verbierfestival.com/

Em 2003, comemorou-se o décimo aniversário do festival. Nessa oportunidade foi apresentado o Concerto para Quatro Pianos e Orquestra BWV 1065 de Johann Sebastian Bach (que originalmente é um concerto para quatro cravos, instrumento musical antecessor do piano).

Os quatro pianistas que tocaram nesse concerto são grandes estrelas do mundo da música clássica: James Levine (pianista e maestro americano, diretor musical do Metropolitan Opera House e da Orquestra Sinfônica de Boston), Martha Argerich (magnífica pianista argentina, pouco conhecida por sua notória aversão à imprensa e à publicidade), Mikhail V. Pletnev (grande pianista, regente e compositor russo) e Evgeny Kissin (impressionante pianista russo, um virtuose que toca desde os 10 anos de idade, e aos 17 já tocava o Concerto nº 01 para Piano e Orquestra de Tchaikovski com a poderosa Orquestra Filarmônica de Berlin sob a regência do grande Herbert von Karajan).

A orquestra que os acompanha não é uma orquestra comum. É formada também por grandes nomes do cenário musical: Gidon Kremer, Vadim Repin, Renaud Capuçon, Sarah Chang, Ilya Gringolts, Yuri Bashmet, Nobuko Imai, Christian Tetzlaff, Nikolaj Znaider, Dmitry Sitkovetsky, Mischa Maisky, Boris Pergamenschikow, Patrick de los Santos. Por exemplo, a sorridente violinista norte-americana Sarah Chang é uma instrumentista de fama internacional e muito premiada, tento tocado com os mais importantes maestros da atualidade como Simon Ratle e Zubin Metha. Podemos destacar também Mischa Maisky, grande violoncelista letoniano de fama mundial, premiado, e que chegou a ficar em um campo de trabalho na antiga união soviética por 18 meses o que fez com que ele fugisse para Israel e adotasse a cidadania israelense.

Eis o video do concerto:


Nenhum comentário: