sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Max Stirner (1806 - 1856)



Quando se fala em irracionalismo, ateismo, anarquismo e niilismo sempre são mencionados nomes como os de Schopenhauer e Nietzsche.
Mas alguns filósofos que exerceram grande influência e que têm grande importância para a história da filosofia são pouco comentados.
Johann Kaspar Schmidt, conhecido pelo pseudônimo Max Stirner (desenho ao lado, feito por Fiedrich Engels) é um desses filósofos muito pouco comentados e quase esquecidos, mas que influenciaram o pensamento da sua época.
Stirner ficou conhecido com a publicação, em 1844, do livro "O único e sua propriedade". Com essa obra, ele impressionou diversos filósofos da época e influenciou a obra de pensadores como Nietzche e Marx.
Aliás, Eduard von Hartmann, outro filósofo pouco comentado da época, chega a dizer que Nietzsche era um "plagiador" de Max Stirner. Ele ainda foi precursor das idéias anarquistas, o conhecido "Anarquismo Individualista".
Stirner, antes mesmo de Nietzsche, já combatia a moral cristã e pregava a "morte de Deus". A diferença é que Nietzsche tinha um estilo (fragmentário e obscuro, um pouco captado dos aforismos de Heráclito) e retórica (permeada de expressões agressivas e de efeito) muito mais sedutores que os textos de Stirner. Embora Nietzsche tenha feito muito mais barulho, as idéias de Max Stirner foram mais longe do que Nietzsche ousaria chegar!
Uma boa idéia sobre a relações de Stirner com seus contemporâneos e as influências do seu pensamento podem ser encontradas neste interessante texto: http://www.lsr-projekt.de/poly/ptinnuce.html

Nenhum comentário: